Fisioterapia Pré e Pós Cirúrgica - Qual a importância
A fisioterapia pode assumir um papel crucial no ciclo pré e pós cirúrgico, contribuindo para a aceleração do processo de cicatrização, restauro do movimento e da força, potenciando a funcionalidade máxima do paciente, no menor tempo possível.
A fisioterapia pré-cirúrgica é indicada nalgumas cirurgias programadas, tal como cirurgias plásticas, ortopédicas ou outras que permitam proceder a uma preparação do corpo do paciente para a intervenção cirúrgica, fortalecendo a zona a intervencionar e o sistema neuromuscular em geral.
No período imediato à cirurgia, os pacientes geralmente apresentam dor, edema, diminuição da função afeta à zona intervencionada, entre outros.
A intervenção do fisioterapeuta nessa fase será, não só, orientar o paciente, em cada sessão, sobre o que é permitido realizar, ou não, explicando os motivos dessas indicações, diminuindo a ansiedade do paciente e, minimizando os riscos de que ele se exponha a situações inadequadas na fase de recuperação em que se encontra. É definido um plano de tratamento individual e específico para as necessidades do paciente que, ao longo do processo de recuperação, vai sendo ajustado em função dos resultados e dos objetivos a atingir.
O acompanhamento pré e pós cirúrgico pode ser fundamental para a recuperação da funcionalidade máxima da área a intervencionar ou intervencionada, pelo que, caso se encontre nessa situação, é recomendável procurar um profissional de saúde.
Está a passar por algum processo de pré ou pós cirurgia? Coloque-nos as suas dúvidas
Este espaço é meramente informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.









