Precisamos de ordem, informações simples e rotina. A vida é mais fácil assim. E gostamos que ela assim seja para podermos dispender tempo em atividades que gostamos muito e nos dão muito prazer.
Então simplificámos o processo de desenvolvimento dos seres vivos ao clássico “nascemos, crescemos, reproduzimo-nos e morremos”. Sendo que no último não gostamos de pensar, o penúltimo é do foro privado, podemos reduzir ainda mais a “nascemos, crescemos e ficamos adultos”.
Então , parece que todo o trabalho educativo implica tornar alguém num adulto. E depois, já está! - chegámos ao topo. E desse topo, claro, temos de olhar para baixo para ver os nossos filhos. Ao mesmo tempo procuramos orientá-los para que também eles, um dia, estejam no topo.
Novamente, voltamos às palavras simples : “pequeno - grande”, “princípio – fim”... “estação de partida - estação de chegada”. Pelo meio...Ui!!! pelo meio é o que todos queremos saber como mas nem sempre conseguimos...E no entanto É o meio, é o caminho que torna a Vida merecedora de ser vivida.
Ser Pai ou Mãe ou Responsável por acompanhar alguém no seu caminho é uma aventura radical, iluminadora, reconfortante, dolorosa, doce e desafiante. Aceito ser contraposta. Contudo, há 30 anos a crescer com crianças e adolescentes ( e adultos!), o que sei é que é o “co-crescer”, o sentimento que preenche o espaço que há entre nós.
Há assim um certo desafio, entre Pais e Filhos que é o de “Quero crescer contigo”.
Crescer é aumentar, do latim. Nós não crescemos para sermos adultos. Crescemos pelo prazer de passearmos, de partilharmos momentos, de fazermos perguntas juntos. Honestamente, é assim tão tonto perguntar porque não cai a Lua?...Sabemos nós verdadeiramente porque não cai? E quantos anos e muitas perguntas depois levaram pensadores, filósofos, e cientistas a responder? Talvez algum espanto contínuo seja necessário a esta tarefa de caminhar junto. E alguma humildade. E capacidade de escuta. E prazer.
É este o desafio. Crescer junto. Quem alinha?
Isabel Ferreira - Autora do artigo - Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga
Este espaço é meramente informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
Seg - Sex 08:00 - 20:00