De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), as patologias respiratórias, entre as quais a asma, bronquite, sinusite, rinite e tosse, estão diretamente ligadas ao desequilíbrio dos órgãos e da energia vital do corpo (Qi), principalmente, do órgão Pulmão.
O Pulmão é responsável pela respiração e é considerado o Mestre da Energia sendo, também, o órgão em contacto mais direto com o exterior, o que o pode tornar mais vulnerável. Na MTC, o Pulmão e o seu meridiano acoplado, o Grosso Intestino, estão associados ao elemento Metal e à estação do ano do Outono. Quando o Qi do Pulmão está deficiente ou bloqueado, existe predisposição para o desenvolvimento de questões respiratórias e alergias. Por isso, fortalecer o Qi do Pulmão é fundamental no tratamento.
Febres, bronquites, tosse (seca ou com expectoração), obstipação ou diarreias, fraqueza, dificuldade de respiração, são comuns principalmente nesta época do ano. Além disso, fatores internos, como a Tristeza, podem afetar o Pulmão, a par dos fatores externos, como a exposição ao Vento, Frio e Humidade.
A Medicina Chinesa, enfatiza a prevenção, mas com o recurso às suas diversas técnicas, incluindo Acupuntura, Ventosaterapia, Fitoterapia e Dietética, acalmam a sintomatologia e, mais importante, promovem o restabelecimento energético do Pulmão, evitando recidivas e tratando a génese do problema.
Fale connosco. Cuide de Si!
Marta Correia - Autora do artigo e Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura e Fitoterapia
Este espaço é meramente informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
Seg - Sex 08:00 - 20:00