O padel é uma das modalidades que mais tem crescido em Portugal. Por esse motivo, queremos aqui deixar alguma informação de carater geral, associada à saúde e bem-estar de quem pratica esta modalidade.
Existem algumas recomendações que deverão ser asseguradas por quem pretende obter uma melhor performance. É importante que faça um bom aquecimento pré-jogo, que pratique uma dieta saudável, que se mantenha hidratado, que utilize uma raquete adequada à progressão, que tenha especial atenção ao calçado utilizado e que respeite o tempo de descanso necessário entre jogos.
Tal como qualquer outra atividade física, também o Padel pode ocasionar lesões. Indicamos abaixo as mais comuns:
Lesões no tornozelo
As mudanças de direção bruscas, num jogo de ritmo acelerado, poderão originar uma entorse no tornozelo. Nesta circunstância, existe um risco de lesão ligamentar.
Como evitar:
Ter especial atenção ao calçado utilizado e aos movimentos repentinos. Será também importante um trabalho de fortalecimento e de estabilidade do tornozelo.
Lesões do joelho
Esta lesão é provocada pela tensão do tendão que liga o joelho à canela, devido aos movimentos de um lado para o outro e aos saltos repetitivos.
Como evitar:
Desenvolver os músculos das coxas, para ajudar a estabilizar os joelhos.
Lesões no ombro
A utilização excessiva dos músculos do antebraço e do ombro ou mesmo a fraqueza da coifa dos rotadores estão na origem deste tipo de lesões.
Como evitar:
Fazer treino de resistência para desenvolver os músculos da coifa dos rotadores.
Cotovelo de tenista (Epicondilite)
A principal causa desta lesão está associada à prática de técnicas incorretas. Os erros mais comuns incluem a condução do antebraço com uma pancada de backhand, rodar o tronco demasiado cedo e ter o tamanho e a pega da raquete errados.
Como evitar:
Aconselhar-se com um expert na compra do material e aprender com um treinador a forma correta de segurar a raquete, servir e devolver.
Lombalgia
O serviço, no padel, implica a hiperextensão da parte inferior das costas, podendo originar compressão nos discos lombares da coluna vertebral.
Como evitar:
Utilizar calçado adequado, para amenizar os impactos decorrentes desta prática.
Exercitar os músculos do tronco regularmente.
Rotura muscular dos gémeos (barriga da perna)
Trata-se de uma lesão muscular resultante de contrações rápidas/repentinas dos músculos da barriga da perna durante um sprint e deslocações durante o jogo.
Como evitar:
Alongamentos muscular ajuda a evitar este tipo de lesões.
Dedo do corredor
O dedo do corredor é uma das lesões mais comuns no padel, que deriva da pressão efetuada no dedo do pé, designadamente no hallux (dedo grande).
Como evitar:
Usar um calçado ajustado, nem demasiado apertado, nem demasiado largo.
Se tem queixas álgicas associadas à prática desta atividade, recomendamos que consulte um fisioterapeuta para avaliar a situação, que poderá indicar a necessidade de alguns tratamentos ou ajudar a estabelecer um plano de treino complementar visando o reforço muscular.
Recomendamos, ainda, recorrer a massagens direcionadas para essa prática desportiva, que favorecem o restabelecimento da zona muscular, reduzindo fadigas e melhorando a performance.
Este espaço é meramente informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
Seg - Sex 08:00 - 20:00