A Acupuntura tradicional é uma terapia que consiste na estimulação de pontos específicos do corpo, através da inserção de agulhas muito finas na pele e tecidos subjacentes, para promover o equilíbrio do organismo.
As agulhas são inseridas em pontos com terminações nervosas, atuando na liberação de substâncias endógenas, endorfinas, neurotransmissores e hormonas que vão ter reflexos no sistema nervoso central e autónomo, promovendo esse equilíbrio sem necessidade de recorrer à administração de qualquer substância química.
Por se tratar de agulhas de diâmetro muito pequeno, até 10 vezes mais fina que as agulhas de injeção, o procedimento é, normalmente, indolor. As agulhas são descartáveis e utilizadas apenas uma vez, não existindo risco de transmissão de infeções.
Na primeira consulta é efetuada a anamnese, para que o profissional tome conhecimento dos aspetos relevantes relacionados com a saúde do paciente, e possa fazer um correto diagnóstico para determinar qual o tratamento adequado.
A Organização Mundial de Saúde identificou várias doenças para as quais a Acupuntura apresentou bons resultados, como seja:
· Dores agudas e crônicas – dor na região da cabeça e pescoço, musculoesquelética, associada à doença da gota, associada a cólica renal, traumatismo, pós-operatória, dentes, entre outras.
· Infeções - eficaz como forma complementar à terapia convencional, com a vantagem de não provocar efeitos colaterais.
· Alterações neurológicas - dores de cabeça, nevralgias, entre outras e nalguns casos de acidente vascular cerebral e suas sequelas.
· Doenças respiratórias - é útil como terapia complementar nos casos de doenças respiratórias como alergias, rinites e asma.
· Problemas digestivos – indicada na dor associada a diversos problemas digestivos, como úlceras, gastrite aguda ou crônica e espasmos gástricos, bem como no controle de náuseas e vômitos e ainda sobre quadros de diarreia ou prisão de ventre.
· Alterações do sistema urinário - retenção urinária sem obstrução, cólica renal e para estimular a eliminação de pequenos cálculos renais.
· Condições ginecológicas - dismenorreia, cólica menstrual, TPM, infertilidade, ovário poliquístico, além de diversos benefícios no controle dos sintomas da gestação.
· Desordens cardiológicas – esta técnica pode ser benéfica para controlo da hipertensão, da doença coronariana, dor no peito e do infarto do miocárdio.
· Doenças psiquiátricas – indicada para situações de depressão e ansiedade, entre outros distúrbios relacionados com a saúde mental. Também é indicado para dependentes químicos e tabágicos.
· Cancro - Além de contribuir para o alívio das dores é também uma ajuda no controle dos efeitos colaterais da radioterapia e da quimioterapia, ajudando a promover uma melhoria da qualidade de vida dos doentes.
A Acupuntura é uma terapia muito abrangente, proporcionando vários benefícios para a saúde e bem-estar.
Este espaço é meramente informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
Seg - Sex 08:00 - 20:00