Exercício Físico e Longevidade
Com o avançar da idade, o exercício físico assume um fator muito importante para manter uma longevidade saudável. Manter-se ativo pelo maior tempo possível ajuda a melhorar a qualidade de vida, pelo impacto que tem a nível físico, emocional e cognitivo.
Que exercícios deve escolher?
É importante escolher uma atividade física adequada à sua condição, de forma a conseguir praticá-la de forma regular e consistente. Adultos de todas as idades, devem adotar uma combinação de exercícios de força, equilíbrio e flexibilidade e atividade aeróbica.
Essa necessidade acentua-se ainda mais com o avançar da idade.
- O treino de força desenvolve os músculos e ajuda a prevenir a perda de massa óssea. O aumento da força muscular ajuda ainda ao desempenho de atividades diárias, contribuindo para uma maior autonomia.
- Os exercícios de equilíbrio promovem uma maior estabilidade, ajudando a preservar a força muscular. Já os exercícios de flexibilidade contribuem para melhorar a saúde dos músculos e articulações, tornando-os flexíveis e menos propensos a lesões.
- Os exercícios cardiovasculares diminuem a fadiga e melhoram a capacidade respiratória, aumentando a resistência no desempenho de atividades diárias.
Quais os principais benefícios para a saúde?
- Manter ou perder peso
Com o avançar da idade o metabolismo vai sendo mais lento sendo importante manter um peso saudável. A prática de exercício físico regular acelera o metabolismo e desenvolve a massa muscular, ajudando a manter ou reduzir o peso corporal.
- Melhorar a imunidade
A prática de exercício físico aumenta a capacidade de resposta do sistema imunitário, regula a tensão arterial e melhora a densidade óssea. Esse importante contributo pode reduzir ou retardar o aparecimento de doença de Alzheimer, diabetes, obesidade, doenças cardíacas, osteoporose e até determinados cancros.
- Melhorar a mobilidade
O exercício físico, ao melhorar a sua força, flexibilidade e equilíbrio, previne ou reduz o risco de quedas e melhora a agilidade, fator muito importante para o desempenho de atividades do dia-a-dia.
- Melhorar a qualidade do sono
A atividade física regular tem, normalmente, um impacto significativo na regulação do sono. Desta forma, tenderá a ter um sono mais repousante, acordando com maior energia.
- Melhorar a boa disposição
O exercício físico permite diminuir o stress. Sendo uma das atividades que desencadeia a produção de endorfinas, ajuda a reduzir sentimentos de tristeza e ansiedade e, inversamente, aumenta a sensação de felicidade.
- Melhorar as funções cerebrais
O exercício físico contribui também para a melhoria das funções cerebrais, ajudando a prevenir a perda de memória e o declínio cognitivo. A prática de atividade física pode ser um aliado importante para retardar a progressão de doenças como o Alzheimer e a demência.
Quer assumir um compromisso consigo e com a sua saúde, mas ainda tem dúvidas? Contacte-nos que nós ajudamos.
Este espaço é meramente informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.









